Skip links

PNEUS: AQUAPLANAGEM, TROCA, CTB E MUITO MAIS

2023 começou com chuvas intensas. Em diversos locais já presenciamos alagamentos, quedas de árvores, postes e até mesmo acidentes. O cuidado nessa época do ano deve ser triplicado, e não estamos falando apenas do trafegar, mas também das revisões e atenções que precisamos tomar para reduzir os riscos de imprevistos nas vias.

Além das leis e sinalizações de trânsito, precisamos estar sempre atentos às revisões e manutenções veiculares. E, um item que exige nossa completa atenção, principalmente no período chuvoso, é o pneu. Você sabia por exemplo que um pneu em mal estado pode aumentar os riscos de aquaplanagem? Ou então que ele possui data de validade? Vem com a gente e saiba mais.

  1. O que é a aquaplanagem?

Sabe aquela água que fica acumulada na pista? Então, a aquaplanagem é o fenômeno que acontece quando o veículo perde aderência ao entrar nessa superfície, deslizando sobre a água e perdendo o contato direto com o solo. Como resultado, acontece a perda controle da direção e a impossibilidade de frenagem.

Para evitar a aquaplanagem, além de manter a revisão dos pneus sempre em dia, é importante reduzir a velocidade em dias de chuva e manter os pneus corretamente calibrados, conforme orientação do fabricante.

Caso sinta que está em uma situação de aquaplanagem mantenha a calma, tire o pé do acelerador e espere a velocidade reduzir sozinha – jamais freie bruscamente e por último mantenha as mãos firmes no volante e gire levemente de um lado para o outro até sentir que o carro voltou a ter contato com o asfalto.

 

  1. Quando devo trocar os pneus do veículo?

O primeiro ponto a ser analisado é se o TWI (Tread Wear Indicator, ou Indicação de Desgaste de Banda) está acima do nível da banda de rodagem. Caso esteja igual, significa que a altura dos sulcos está equiparada ou abaixo de 1,6 milímetro — o famoso pneu careca.

Para localizar o marcador TWI basta procurar pela sigla ou símbolo de um triângulo na lateral do pneu. Ao encontrar o sinal é só seguir uma linha reta até a banda de rodagem que encontrará o marcador.  Se ele estiver visível, é hora de fazer a troca.

Pneus desgastados são mais suscetíveis a perda de estabilidade, aquaplanagem, furos e até mesmo a estourar.

 

  1. Pneu tem data de validade?

O pneu possui uma data de validade considerada de 5 anos após sua fabricação. A qual representa uma garantia de “perfeito funcionamento”.

Além dos fatores de desgastes naturais do pneu como idade, condições das vias e clima, a troca do item de forma inadequada e os próprios hábitos errados dos motoristas, contribuem para o desgaste dos pneus. Sendo assim, o momento de troca depende do estado em que ele se encontra, podendo ocorrer antes dos cinco anos.

Em casos de furo na banda de rodagem com mais de 6 mm de diâmetro ou atinja o TWI, a troca deve ser realizada independentemente da idade do pneu.

 

  1. Conhecendo um pouco mais sobre pneus 

Você sabe o que significa a sigla DOT, impressa no pneu?

DOT significa “Departament of Transportation”. É um código alfanumérico, composto por 13 dígitos e que segue um padrão mundial, sendo:

  • Os três primeiros dígitos indicam a empresa e fábrica responsável pela produção do item em questão;
  • Os seis dígitos centrais se referem à medida e o modelo dos pneus, que passaram a integrar as informações do DOT em 2017;
  • Os quatro últimos dígitos são a data de fabricação do pneu, sendo os dois primeiros números referente a semana de produção e os dois últimos ao ano.

Qual o pneu ideal para o meu carro?

O recomendado é seguir as orientações do fabricante do veículo. No manual o proprietário você encontra todas as informações referentes à largura, altura e aro indicados para o seu carro. É importante ressaltar que esses parâmetros são definidos com base em testes e avaliações, que envolvem as particularidades do seu carro/moto.

Pneus meia vida é uma escolha que vale a pena?

O termo “pneus meia vida” é utilizado para se referir a pneus usados – que de certa forma ainda possuem alguma vida útil – e são comercializados por preços mais baixos.

Os maiores riscos de adquirir um pneu nestas condições estão na procedência. Você não conhecerá o histórico de uso, não saberá se já foram remendados, nem a qualidade e condição real do material. Essa escolha poderá resultar riscos a você e outras pessoas, se tornando uma economia que não trará benefícios.

 

  1.  O que diz a Lei?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido conduzir automóveis com mau estado de conservação.

Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES – Art. 230

Conduzir o veículo:

 XVIII – em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;
Infração – grave (5 pontos);
Penalidade – multa (R$ 195,23);
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

O  Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) complementa essa lei, ao determinar especificações para os sulcos do pneu do carro – sendo determinado que os veículos de passeio devem ter, no mínimo, 1,6 mm.

É importante se atentar também ao estepe, que precisa estar em boas condições de usabilidade, ou seja, não deve estar careca, murcho ou furado.

 

  1. Dicas

Associado (a), fique sempre de olho na qualidade dos pneus do seu veículo, rodar com pneus danificados coloca em risco você e sua família, reduz o desempenho do veículo e pode gerar danos em outras peças. Separamos alguns hábitos simples que podem ajudar na preservação dos pneus do seu veículo:

  • Sempre use pneus iguais – especificações técnicas;
  • Caso não vá trocar os quatro pneus de uma vez, coloque os pneus novos no eixo traseiro do veículo e traga os pneus traseiros usados para o eixo frontal;
  • Mantenha o alinhamento, balanceamento e calibragem sempre em dia;
  • Não carregue pesos desnecessários;
  • Verifique sempre se há furos ou deformações no flanco e a banda de rodagem e acompanhe se os pneus estão se desgastando por igual;
  • Fique atento a alterações no comportamento ou controle do volante;
  • Limpe os pneus periodicamente, para remover a sujeira acumulada na banda de rodagem;
  • Não trafegue com pneu furado;
  • Realize sempre revisão e manutenção preventiva em seu veículo. Aproveite as parcerias AAPROVEL para manter seu veículo com as revisões sempre em dia e ainda economizar.

 

  1. Balanceamento, alinhamento e pneus novos? Conheça as parcerias exclusivas AAPROVEL

Associado (a), manter o alinhamento e balanceamento sempre em dia aumenta a vida útil dos pneus e dos componentes da suspensão, além da garantir maior proteção e conforto ao trafegar.

O balanceamento garante que as rodas girem sem vibrações, enquanto o alinhamento ajusta os ângulos das rodas. Apesar de recomendarem que o serviço seja feito a cada 10 mil km rodados, é importante observar se o veículo está “puxando” o volante para um lado específico ou vibrando pneus, pois, caso a resposta seja sim, é importante levar o veículo para uma análise.

Ignorar os sinais do seu veículo podem custar muito ao seu bolso e sua proteção. Falta de balanceamento e alinhamento podem provocar:

  • Desgastes acentuados e irregulares em alguns pontos da banda de rodagem dos pneus;
  • Desgaste acelerado de algumas peças como os rolamentos, amortecedores e terminais de direção;
  • Perda de tração e estabilidade do veículo;
  • Aumento no consumo de combustível.

Associado (a), aproveite a parceira AAPROVEL com a Conect Car, além de 50% de desconto na mão de obra para serviços mecânicos realizados com peças adquiridas na própria oficina, você ainda pode realizar um alinhamento e balanceamento gratuito por mês, válido para o veículo cadastrado junto à associação. Para realização desse serviço é preciso que:

  • Os componentes da suspensão estejam em bom estado;
  • Caso seja necessário a troca ou reparo de algum item e o associado (a) não concordar, o serviço será realizado apenas mediante assinatura de um termo de ciência, e o serviço não terá garantia;
  • Apresentar o seu Cartão de Benefícios AAPROVEL na data da realização do serviço.

E, se precisar trocar os pneus, o Clube de benefícios AAPROVEL oferece descontos exclusivos em lojas especializadas, para resgatar os cupons basta acessar clubecerto.com.br e utilizar seu CPF para login.

Associado (a), os serviços citados são por tempo indeterminado, podendo ser suspenso sem aviso prévio.


Quer saber mais sobre o amparo, proteção veicular, benefícios, ações sociais e novidades da AAPROVEL? Acesse a aba de vantagens do nosso site e nos acompanhe nas redes sociais @aaprovel. E se ainda ficar com dúvidas, venha até nossa sede tomar um cafezinho com a gente, é que tem tanta coisa boa pra contar que não cabe apenas em um texto.

Leave a comment