Skip links

Manutenção preventiva

Julho é referência para muitos como mês de férias, principalmente pela pausa das instituições de ensino, o que permite atividades e passeios em família que englobam distâncias e períodos maiores. E é nesse momento que muitos fazem uma pausa para uma revisão geral no veículo, no intuito de viajar mais tranquilo.

Só que a manutenção preventiva é importante em todas as épocas do ano, pois o carro que outrora era mais utilizado em longas viagens, se tornou ferramenta de trabalho e um facilitador do dia a dia e é essa checagem que antecipa problemas que o veículo possa vir a desenvolver.

A manutenção preventiva tem o objetivo de cuidar da saúde do veículo, realizando revisão, controle e monitoramento das peças, para que estas possam ser substituídas antes que estraguem por completo e causem danos maiores, prejudicando o funcionamento de outros componentes/sistemas.

A indicação mais comum é realizá-la a cada 10 mil km ou seis meses, o que ocorrer primeiro. Mas é importante ressaltar que o condutor deve estar atento as recomendações para a marca e modelo do veículo e também levar em consideração o uso que faz do veículo e aos sinais de problemas que o carro dá. Uma dica para reconhecer problemas é conhecer o painel do veículo e seus símbolos, assim saberá identificar o cada sinal acesso quer dizer.

E hoje, vamos falar um pouco sobre esse tipo de manutenção, o que é importante estar atento, a segurança que ela proporciona na estrada e as vantagens que essa prática traz para o seu bolso e o meio ambiente.

 

  • Prevenção é proteção em dobro

O mais importante ao ressaltar a prática da manutenção preventiva é a proteção que este hábito oferece aos condutores. Um carro com peças sem problemas reduz os riscos de acidentes de trânsito. É uma condução mais responsável e que permite que os usuários tenham maior conforto nas estradas e a certeza de que estão auxiliando na sua proteção e também da sua família.

 

  • Economia

Em segundo lugar vamos falar sobre a economia, ao manter a manutenção preventiva sempre em dia você tem uma garantia de não ser pego de surpresa por um defeito em maiores proporções em seu veículo. Um exemplo é a correia dentada, item analisado nesse tipo de verificação e que tem um baixo custo para troca se comparado ao valor de refazer todo o motor do carro, que é o que pode acontecer caso a correia quebre e você não perceba.

Outro ponto a ser analisado ao falar em poupar dinheiro é que o carro em bom estado, com tudo funcionando bem, tem um melhor desempenho e consequentemente um menor consumo de combustível. O que é uma boa notícia, principalmente quando nos lembramos dos recentes aumentos nos valores para abastecer.

O carro conservado e bem cuidado também reflete nos valores de venda e sua valorização no mercado. E pra fechar o assunto de economia, é importante ressaltar que o condutor pode ser multado por uma simples falta de conferência nos itens como algum farol queimado ou pneu careca ou ainda por problemas relacionados a itens obrigatórios do automóvel.

 

  • Meio Ambiente

Você sabia que ao cuidar do seu veículo, você cuida também do meio ambiente? A manutenção preventiva ajuda na redução dos poluentes emitidos, que é intensificada devido ao desgaste de peças e sistemas defeituosos.  Cuidar do seu veículo é também responsabilidade com a vida e redução da poluição, ajudando na qualidade do ar.

 

  • O que é verificado na manutenção preventiva

Antes de entrar nos itens que devem ser verificados por um mecânico devemos ressaltar que uma rotina de cuidados dos próprios usuários podem evitar problemas.

Itens como o nível de água do radiador, desgastes na lataria, palhetas e limpadores do para-brisa, calibragem e desgaste dos pneus, lâmpadas (luzes de freio, luzes de ré e, claro, os faróis, dentre outros), cintos de segurança, vidros e até mesmo se está portando todos os itens obrigatórios (triângulo, a chave de roda, o extintor de incêndio e o estepe) é uma ação que pode e deve ser realizada constantemente pelos condutores.

Em relação a manutenção preventiva em oficinas, segue uma lista de alguns dos itens que devem ser observados:

  • Motor;
  • Sistema de Freios;
  • Sistema de Transmissão: embreagem, caixa de câmbio, diferencial e semieixo;
  • Sistema elétrico: bateria, alternador e demais componentes elétricos;
  • Filtros: de ar-condicionado, de óleo, de ar do motor e de combustível.
  • Radiador e aditivos;
  • Correias: dentada, do alternador e do ar-condicionado;
  • Velas de ignição, nível do óleo, fluido de embreagem ou fluido de freio e Fluido do câmbio;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Amortecedores.

 

Por que levar meu veículo para um mecânico especializado?

Tão importante quanto realizar a manutenção preventiva é ter a certeza de que a pessoa que está cuidando do seu bem é de confiança e oferece qualidade aos serviços prestados. Assim você terá a certeza de que seu veículo terá toda a atenção adequada.

Associado (a), a AAPROVEL é parceira da Car Service e você tem direito a um alinhamento 3D e um balanceamento gratuito por mês, além de mão de obra gratuita para todos os serviços mecânicos oferecidos na oficina, para reparos com peças adquiridas na Car Service.

 


Quer saber mais sobre o amparo, proteção veicular, benefícios, ações sociais e novidades da AAPROVEL? Acesse a aba de vantagens do nosso site e nos acompanhe nas redes sociais @aaprovel. E se ainda ficar com dúvidas, venha até nossa sede tomar um cafezinho com a gente, é que tem tanta coisa boa pra contar que não cabe apenas em um texto.

Leave a comment