O combustível não para de subir, e agora?
Entenda um pouco sobre as variações de preços!
Desde o início da pandemia a alta dos preços vem se tornando um dos piores pesadelos dos brasileiros. Principalmente quando falamos de petróleo, que é um dos índices no qual é baseado o valor dos demais produtos no país, como a gasolina. Segundo o Correio Braziliense, já enfrentamos nove aumentos da gasolina em 2021, que conforme dados do IBGE, registra alta de 27,5%, no ano, e de 37%, em 12 meses.
O principal motivo dessas variações é a desvalorização da nossa moeda e as taxas de câmbio. A base da gasolina e do diesel dependem da flutuação do preço do barril de petróleo no mercado internacional, que tem o dólar como moeda universal, o que afeta diretamente os preços no país. E pra quem está se perguntando, mais e o etanol? Então, ele derivado da cana-de-açúcar, produto que segue a cotação do mercado internacional.
Dicas para economizar Combustível
Apesar dos altos preços de combustível, algumas atitudes simples ao manusear o seu veículo podem reduzir o consumo e ainda ajudar o meio ambiente. Separamos algumas pra você:
- Evite movimentos bruscos: Acelerar excessivamente, “arrancar” rápido demais no semáforo, frear “em cima da hora”, fazer curvas fechadas com muita velocidade. Essas atitudes além de gastar mais combustível, podem danificar o veículo.
- Conheça bem as marchas do veículo: Entender a relação entre as marchas, força e velocidade é fundamental para escolher as engrenagens ideais para cada situação. A rigor, quanto menor a marcha, maior será o consumo de combustível. Andar só em “primeira e segunda” no trânsito pesado gasta muito mais do que rodar na estrada.
- Planeje a rota antes de sair de casa: Saber bem onde quer ir e o melhor trajeto reduz os gastos com combustível, pois otimiza o tempo nas vias. Além disso, existem aplicativos como Google Maps e Waze que indicam o caminho mais rápido (ou mais curto).
- Não fique em ponto morto: Quando estiver em um congestionamento, desligue o motor se achar que vai ficar parado por mais de um ou dois minutos. Desligando o motor, mesmo que seja por um curto intervalo, você economiza mais combustível do que o que gasta ao dar a partida no motor.
- Mantenha os pneus calibrados: Confira a calibragem a cada dez dias com os pneus frios. A pressão errada irá incorrer em gasto extra substancial. Use as pressões recomendadas pelo fabricante.
- Faça manutenção preventiva: Antecipar a manutenção é mais barato do que substituir peças quebradas. Pensando no gasto com gasolina, fique de olho em velas, cabos, bobinas, juntas, bateria, e em todos os demais componentes envolvidos com a combustão. Fluidos vazando são sinais de que algo na saúde do carro não vai bem. Quando mais cedo os problemas forem diagnosticados, menores serão os custos de reparo.
- Não descuide dos filtros: A poluição das cidades ou o pó excessivo em vias com piso de chão comprometem demais a qualidade do ar que chega ao motor. E isso tem impacto na conta do posto. O filtro de combustível é a principal barreira entre o tanque e os injetores. Se ele estiver saturado, a mistura que chega à câmara de queima ficará comprometida.
- Fique de olho no ar-condicionado: Evite o uso excessivo e sempre ao ligar, certifique-se de que as janelas estão fechadas. Em tempos de pandemia, ao carregar passageiros, opte por manter as janelas abertas e o item desligado, além de poupar reduzirá os riscos de contaminação.
- Elimine o peso desnecessário: Não carregue peso sem necessidade, isso afeta a suspensão e quanto menos peso no veículo, menor será o consumo.
- Frequente postos de gasolina confiáveis: Evite ao máximo postos de combustível sem referências. Faça testes e preste atenção ao desempenho do veículo após o abastecimento. Gasolina (e etanol) adulterados comprometem bastante o consumo, provocam defeitos e, como consequência, aumentam a emissão de poluentes.
Parcerias AAPROVEL, associado (a), com a AAPROVEL você tem descontos para abastecer, válidos para pagamento a vista ou no débito. E ainda pode pagar no crédito com o cartão PicPay e ganhar 10% de Cashback. Para ter acesso aos postos participantes e valores do litro, basta acessar o link da bio disponível no Instagram @aaprovel.
Esse material usou como suporte de informações os sites: www.correiobraziliense.com.br / www.webposto.com.br / ww.autoesporte.globo.com.
Quer saber mais sobre o amparo, proteção veicular, benefícios, ações sociais e novidades da AAPROVEL? Acesse a aba de vantagens do nosso site e nos acompanhe nas redes sociais @aaprovel. E se ainda ficar com dúvidas, venha até nossa sede tomar um cafezinho com a gente, é que tem tanta coisa boa pra contar que não cabe apenas em um texto.