Skip links

Dia do Motorista

No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista, a data homenageia os profissionais que se dedicam ao transporte de mercadorias ou pessoas e fazem da estrada uma segunda casa. E hoje vamos falar um pouco da história da escolha da data, o decreto que a instituiu, dicas para a categoria e para fechar uma homenagem especial.

Um pouco de história

A data é celebrada no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado no país o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas. Segundo a história, pouco se sabe sobre a origem do santo, mas seu verdadeiro nome era Réprobo.

Réprobo, transportava pessoas nas costas para que pudessem atravessar um difícil rio, até que em uma noite escutou uma criança chamá-lo para ajudá-la a atravessar. Ele colocou a criança nos ombros e iniciou a passagem.

A criança era tão pesada que, mesmo forte, temeu se afogar e por várias vezes pensou estar carregando o mundo nas costas. Ao deixar a criança do outro lado do rio, comentou sobre o seu peso e eis que teve a sua revelação: “Bom homem, respondeu-lhe o menino, não te espantes, pois não só carregaste o mundo inteiro como também o dono do mundo.” Por isso a origem do nome Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”.

 

A Lei

Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil, conforme seu Artigo 1º.

     Art. 1º. É instituído o “Dia do Motorista” cuja comemoração será feita, anualmente, no dia 25 de julho.

 

Dicas

A rotina do motorista exige muito esforço, principalmente físico e hoje separamos dicas para deixar o dia a dia mais leve e ainda cuidar do corpo.

1ª:  Ajeite sua postura e faça alongamentos antes, durante e depois do expediente: Ficar por horas na mesma posição pode não ser saudável para a musculatura do corpo e a prática de exercícios físicos é muito importante para o bem-estar do motorista, o sedentarismo aumenta o estresse, o cansaço, riscos de lesões e de desenvolver outras doenças. Fique de olho na postura e realize o alongamento dos braços, pernas e costas, ele ajuda a evitar dores e desconfortos durante e depois do trabalho.

2ª: Mantenha uma alimentação saudável: Comer bem é o que garante energia ao corpo, evite alimentos gordurosos como frituras e doces, já que provocam uma sensação falsa e rápida de saciedade, não são nutritivos e, portanto, não seguram a fome por muito tempo. Acrescente frutas à sua alimentação do dia a dia, uma dica é leva-las já picadas em uma bolsa térmica.

3ª: Beba água: Hidrate seu organismo, não deixe de ter uma garrafinha de água sempre ao seu alcance. Se a viagem é longa, você pode optar por carregar uma bolsa térmica com água, assim ela ficará em uma boa temperatura durante todo o percurso.

4ª: Faça pausas: Ao longo do dia faça pequenas paradas para repor as energias, tome um café, descanse um pouco. Ah e nada de dirigir com sono, uma pequena cochilada ao volante pode ocasionar acidentes fatais. Ao realizar pausas, escolha locais protegidos.

5ª: Use protetor solar: Aplique protetor solar diariamente, principalmente nas partes que recebem a maior carga solar que é o caso de mãos, braços, rosto e pescoço. Além de evitar queimaduras, esse cuidado é um ato de amor que pode evitar o câncer de pele.

6ª: Planeje sua rota: Ao planejar sua rota você pode conseguir fugir do estresse de grandes cidades, além de conhecer alternativas para casos de vias fechadas. Conhecer bem o trajeto faz toda diferença.

7ª: Faça exames regularmente: Fique de olho na sua saúde faça acompanhamento com um profissional.  E nada de tomar remédios sem recomendação. Lembre-se, a prevenção é uma grande aliada para uma saúde de qualidade.

8ª: Essa última dica deixamos para falar sobre a saúde no trânsito. Sabemos que muitas vezes nossa pressa em chegar acaba sendo uma inimiga, pense em sua saúde, respeite as lei e trânsito e os demais motoristas, as suas atitudes podem fazer do trânsito um lugar melhor ou pior, opte sempre pela primeira opção.

 

Quem é você motorista?

Quem é você motorista, que faz da estrada a sua vida, transporta pessoas e cargas com tanta dedicação?

Quem é você que ao transportar alimentos, alimenta uma nação?

Quem é você motorista, que o dicionário não explica de onde vem tanta paixão?

Eu não sei bem qual é a resposta de tantas perguntas, mas eu bem sei que não se explica o amor.

Ser motorista é mais que uma escolha, é um chamado de mudar o mundo com um volante nas mãos. É abdicar tempo com a família, é deixar de lado horas de descanso e lazer, é um escolher estar sempre à disposição.

Não há muito o que dizer para quem escolhe este dever, pois sabemos que se trata de um chamado do coração. Podemos apenas pedir a proteção dos céus para que sempre possa voltar bem pra casa, que nunca lhe falte um ponto de chegada, de acolhida e amor.

Quero ainda dizer obrigado, pois se hoje não me falta nada, sei que foi por meio da estrada que boa parte de tudo chegou. Sem contar dos meus destinos, sempre te vi conduzindo, transportando pessoas com zelo, respeito e carinho e aquele sorriso que ao mundo dá mais cor.

Sabemos que o caminho que escolheste não é fácil, é pesado, é sofrido, mas fica aqui nossa gratidão, por aceitar esse chamado de ser a diferença nesse enorme mundão. A AAPROVEL deseja um Feliz dia dos Motoristas à todos que escolhem esse caminho de servir a nação.

 

Essa matéria foi construída com apoio em informações dos sites nossasagradafamilia.com.br e vidademotorista.com.br

 


Quer saber mais sobre o amparo, proteção veicular, benefícios, ações sociais e novidades da AAPROVEL? Acesse a aba de vantagens do nosso site e nos acompanhe nas redes sociais @aaprovel. E se ainda ficar com dúvidas, venha até nossa sede tomar um cafezinho com a gente, é que tem tanta coisa boa pra contar que não cabe apenas em um texto.

Leave a comment